Cuidado e higienização de roupas

Docente do Senac Saúde dá dicas sobre o assunto em frente à pandemia

A higienização pessoal e das roupas (incluindo os calçados) é fundamental para evitar a propagação do novo coronavírus. Ainda não há estudos relacionados a sobrevida do COVID-19 em diferentes tipos de tecidos, mas de forma geral, os vírus podem ter sobreviver de 72 a 96 horas nos panos.

A “receita” que mais combate microorganismos é a água e o sabão. Com o novo coronavírus, que a cada dia mata milhares de pessoas, utilizar essa combinação de forma adequada pode inativá-lo.

A Enfermeira Elise Silveira da Silva é docente do Senac Saúde e respondeu a questionamentos sobre limpeza de peças e calçados que estão sendo feitos durante a pandemia. Confira:

Quais os principais cuidados? 

No retorno da rua para casa, deve-se retirar a roupa e calçados. De preferência, em uma área mais restrita e com pouca circulação dos outros moradores como por exemplo, o quintal.

As roupas usadas na rua não devem ser sacudidas em hipótese alguma, pois isso pode espalhar as partículas do vírus pelo ar caso o tecido esteja contaminado. Coloque as peças usadas dentro de um saco plástico fechado e guarde no cesto até a hora de lavar. Se possível, tome banho assim que chegar da rua.

Evite o acúmulo de muitas roupas no cesto. Por isso, tente lavar as peças sempre após o uso. Porém, as roupas de cama e toalhas de banho devem ser lavadas separadas das demais.

Também é necessário ter cuidado com os calçados. Ao chegar na residência, limpe o solado dos mesmos antes de retirá-los. Deixe um pano úmido com água sanitária sempre à mão para essa finalidade. Deixe o calçado do lado de fora da casa ou em um cantinho reservado. Uma boa opção é ter um único par selecionado para sair de casa jornadas e um par para utilizar somente dentro de casa.

Como higienizar as roupas durante a pandemia?

Para quem optar por lavar as roupas manualmente, o ideal é utilizar luvas. Coloque as peças dentro de um tanque, bacia ou outro recipiente com água morna para uma higienização mais profunda, utilize sabão em barra ou em pó para fazer bastante espuma e depois esfregue os tecidos. Durante esse procedimento, você deve evitar colocar as mãos no rosto.

Quem optar pela máquina de lavar, deve utilizar um pouco mais de sabão do que o habitual. Uma dica importante, é que não colocar muitas roupas ao mesmo tempo, pois é necessário que as peças tenham espaço para serem limpas de forma adequada durante o processo de lavagem.

Depois de lavar os tecidos, é fundamental que você deixe as peças secarem completamente ao sol. Sempre antes de utilizar as roupas lavadas, passe-as a ferro ou com vapor.

Dicas para reforçar a limpeza das peças neste período 

  • Lave as roupas com água quente ou morna;
  • Utilize sabão em quantidade maior do que o habitual;
  • Roupas de pessoas que estão doentes devem ser colocadas em um saco plástico e lavadas separadamente;
  • O manuseio das peças deve ser feito sempre com luvas;
  • Ao ir ao supermercado, cuidado para não encostar as roupas nas prateleiras e manter as sacolas o mais distante possível do corpo

Como não danificar as peças?

É preciso dividir as lavagens por cores: claras, escuras e cores vivas. Roupas de tecido fino (laváveis em máquina) precisam ir para sacos protetores, o que evita danos, como formação de bolinhas.

Cuidado com o uso de água sanitária para lavagem de tecidos. Não é um produto seguro para roupa porque pode manchar o tecido ou causar amarelamento. Se a etiqueta da peça permitir, você pode usar alvejantes sem cloro, líquido ou em pó, para tirar sujeiras mais pesadas

Para manutenção das roupas, é importante utilizar amaciante durante o enxágue abundante. A quantidade utilizada em cada lavagem está indicada na embalagem do produto, que deve ser despejado no compartimento indicado e nunca sobre a roupa, para evitar danos às mesmas.

<ascom@fecomercio-rs.org.br>

 

 

Compartilhe!!

Jandir Lautert

Editor Chefe Especialista em reconhecimento pessoal e empresarial, no Sul do país e Mercosul, em eventos sociais e empresariais e premiações importantes SÌMBOLO produções

error: Content is protected !!