Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

15/06: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa terá debate sobre o tema no contexto da pandemia.

Sistema Fecomércio-RS/Sesc está promovendo uma série de discussões sobre saúde e bem-estar na terceira idade como parte da campanha “Onde Mora a Violência?”

Esta segunda-feira, 15 de junho, é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Para marcar a data, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc está oferecendo uma programação especial durante toda a semana, com debates sobre violência, envelhecimento e bem-estar nesta faixa etária. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, um a cada seis idosos é vítima de violência no mundo. No Brasil, um levantamento do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos revelou que, em 2018, o Disque 100 registrou um aumento de 13% no número de denúncias sobre violência contra idosos em relação ao ano anterior.

Para analisar este problema no contexto da epidemia de Covid-19, nesta segunda-feira, 15/06, às 16h, acontece uma conversa sobre Violência contra o Idoso durante a Pandemia com o especialista em estudos do envelhecimento e presidente do Centro Internacional da Longevidade, Alexandre Kalache; com o Doutor em Saúde Pública pela USP Alexandre Silva; e com a escritora Conceição Evaristo. A transmissão será feita no YouTube do Sesc/SP (www.youtube.com/sescsp) e terá abertura com a socióloga e presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG, Vania Herédia, e mediação de Gabriel Alarcon.

Na quinta-feira, dia 18 de junho, a partir das 15h, o papo será sobre qualidade de vida. A live Arte de viver, a música e seu papel transformador será transmitida no Facebook do Sesc/RS (www.facebook.com/sescrs). O convidado será o cantor e compositor Samuel Sodré, com mediação de Jéssica Finger, especialista em gerontologia pela SBGG, e participação das idosas do Programa Sesc Maturidade Ativa de Frederico Westphalen Loreni Duarte e Nelci Melo, do grupo de Porto Alegre.

A programação começou na sexta-feira, dia 12, com um debate sobre A epidemia da fake news e a violência contra pessoa idosa, que segue disponível no Youtube do Sesc/RS no link https://www.youtube.com/watch?v=agTOiWL7vds. A iniciativa integra a campanha Onde mora a violência?, durante o Junho Violeta.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.

Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

15/06 (Segunda-feira)

Violência contra o Idoso durante a Pandemia

Horário: 16h

Convidado: Alexandre Kalache (especialista em estudos do envelhecimento e presidente do Centro Internacional da Longevidade); Alexandre Silva (Doutor em Saúde Pública pela USP); e a escritora Conceição Evaristo. A abertura será da socióloga, presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG, Vania Herédia; e mediação de Gabriel Alarcon.

Como acessar: no canal do Sesc/SP no YouTube

(https://www.youtube.com/sescsp)

18/06 (Quinta-feira)

Arte de viver, a música e seu papel transformador

Horário: 15h

Convidados: Samuel Sodré (cantor e compositor); mediação de Jéssica Finger (especialista em gerontologia pela SBGG) e participação das idosas do Programa Sesc Maturidade Ativa de Frederico Westphalen Loreni Duarte e de Porto Alegre Nelci Melo.

Como acessar: na página do Sesc/RS no Facebook

(www.facebook.com/sescrs)

 

Compartilhe!!

Leci da Silva

Redatora Editora Jornalista Graduada pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA Mtb 11.972) atua como editora de redação e assessora de imprensa e comunicação para empresas da região metropolitana de Porto Alegre, região da Campanha Gaúcha, Santa Catarina e Escritórios de Advocacia.

error: Content is protected !!