Pequenos Negócios: Comissão da Fecomércio-RS debate os efeitos e oportunidades da pandemia

Reunião virtual aconteceu nesta quinta-feira (07) e contou com representantes do Sebrae-RS

Em reunião virtual nesta quinta-feira (07/05), a Comissão Setorial Permanente do Comércio Varejista, coordenada pelo vice-presidente da Fecomércio-RS, Gilmar Bazanella, debateu os efeitos da pandemia do novo coronavírus nos pequenos negócios gaúchos e as oportunidades que estes têm encontrado para a sobrevivência das empresas.

O encontro contou a participação do diretor do Sebrae-RS, André Godoy, e o coordenador Estadual de Varejo do Sebrae-RS, Fabiano Zortéa. Durante a reunião, os representantes do Sebrae apresentaram o resultado da última pesquisa realizada pela instituição com o mapeamento dos dados dos pequenos empreendedores gaúchos e a situação frente à crise provocada pela pandemia.

De acordo com Zortéa, a pesquisa mostra que grande maioria dos pequenos negócios tinham um caixa médio de 21 dias para sobreviver com as portas totalmente fechadas. Ainda de acordo com os dados, as principais necessidades dos pequenos empreendedores neste momento de crise são: ampliação do capital de giro (51%), isenção de impostos e taxas (43%) ou carência para pagamento destes (30%), diversificação de produtos/serviços (30%), carência para pagamento de fornecedores (27%), entre outras.

Diante das dificuldades enfrentadas por muitos empresários com as medidas de isolamento, saem à frente aqueles que conseguem se reinventar e diversificar sua forma de atuação. Zortéa exemplificou aos representantes da Fecomércio-RS algumas ações que têm sido destaque no setor, como uma empreendedora que passou a dar máscaras de brinde para os clientes que fazem compras em sua loja de forma virtual e um estúdio de pilates que migrou todas as aulas para o online. Outras oportunidades a serem adotadas pelos pequenos incluem: aulas online, atendimento virtual, tele-entrega, take away, vouchers de antecipação, etc.

Neste sentido, a pesquisa ainda aponta as principais ações tomadas pelas empresas durante os primeiros meses da crise. A maioria dos negócios (41%) renegociou prazos e pagamentos com os fornecedores. Ações que envolvem a força de trabalho também foram destaque como a concessão de férias (26%), redução de horário de expediente (25%), implementação do teletrabalho (22%) e 14% apontaram a demissão de funcionários. Em contrapartida, outros 16% indicaram que fecharam as portas por tempo indeterminado.

Um dos pontos da pesquisa levantou o debate sobre as linhas de créditos para pequenos empreendedores. De acordo com o estudo, 16% buscaram financiamento para quitação das despesas imediatas. A vice-presidente da Fecomércio-RS, Isabel Ineu, chamou a atenção para o fato deste número possivelmente ser maior, uma vez que a grande maioria dos pequenos negócios não consegue linhas de créditos emergenciais. “Para conseguir crédito é necessário não possuir restrições, mas esta não é a realidade da grande maioria dos pequenos negócios. Justamente pela crise que eles vêm enfrentando, e que agora é agravada, muitos encontram-se negativados o que não lhes permite a liberação de crédito para recuperação junto aos bancos”, aponta.

Apesar desta dificuldade, Bazanella enfatiza a necessidade de olhar para a saúde financeira e oportunidades de melhorias para as empresas. “Mais importante do que termos como acessar os créditos, é importante olharmos para dentro das nossas empresas e vermos formas de como não precisar acessar estes créditos”, reforça.

Para encerrar o encontro, a assessora tributária da Fecomércio-RS, Tatiane Correa, convidou os presentes para o evento Fecomércio-RS Debate: Cenários e impactos para as empresas face à pandemia, que acontece na próxima segunda-feira (11/05), das 17h às 19h, de forma online. O evento conta com a participação dos painelistas Flavio Obino Filho, Lucas Schifino, Tatiane Correa e Rafael Borin. As inscrições podem ser realizadas no site www.fecomercio-rs.org.br/cenarioseimpactos.

Fecomércio-RS <ascom@fecomercio-rs.org.br> / Para:jornalsimbolo@yahoo.com.br

 

 

 

Compartilhe!!

Jandir Lautert

Editor Chefe Especialista em reconhecimento pessoal e empresarial, no Sul do país e Mercosul, em eventos sociais e empresariais e premiações importantes SÌMBOLO produções

error: Content is protected !!