Pré-crise, Intenção de Consumo das Famílias gaúchas mostrava confiança em recuperação no mês de março

Dados refletem respostas coletadas nos últimos 10 dias de fevereiro

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Rio Grande do Sul divulgada pela Fecomércio-RS nesta sexta-feira, 24, mostrou o avanço da confiança para consumir das famílias gaúchas em março, alcançando os 99,2 pontos e se aproximando da linha de neutralidade (100,0 pontos). A análise dos indicadores que compõe o ICF mostra aumento expressivo em alguns indicadores: 16,4% na percepção sobre o acesso ao crédito (98,5 pontos), que se aproximou da linha de neutralidade; 17,0% na avaliação sobre o momento para comprar duráveis (83,5 pontos); e 12,4% na perspectiva profissional (108,9 pontos), que entrou no campo otimista.

O indicador de perspectiva de consumo (97,7 pontos), por sua vez, teve queda na margem de 4,0%, ao passo que o indicador do nível de consumo atual (88,9 pontos) persiste em patamar pessimista, depois de de ter variação de 0,4%. “Os dados do ICF de março indicam que as condições para as famílias continuarem retomando a confiança para consumir seguiram o caminho de recuperação e algumas ganharam força, mas, ao mesmo tempo, os resultados também indicaram que as famílias permaneciam de certa forma reticentes em relação às decisões de consumo”, ponderou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

O período de coleta dos dados foi realizada nos últimos dez dias de fevereiro, não repercutindo os efeitos do coronavírus sobre a confiança das famílias. “O ICF de março nos mostra o cenário pré-crise. As famílias já sofrem o impacto das medidas de afastamento social e muitas já viram suas rendas serem reduzidas ou zeradas. Nesse cenário dramático e extremamente adverso, em que a incerteza paira sobre todos, as percepções e prioridades mudam e toda estrutura de gastos é revista, e isso vai aparecer nos resultados da pesquisa dos próximos meses”, concluiu Bohn.

Fecomércio-RS <ascom@fecomercio-rs.org.br>

Para:jornalsimbolo@yahoo.com.br

 

 

Compartilhe!!

Jandir Lautert

Editor Chefe Especialista em reconhecimento pessoal e empresarial, no Sul do país e Mercosul, em eventos sociais e empresariais e premiações importantes SÌMBOLO produções

error: Content is protected !!