Sua pele bem limpa todos os dias

Docente do Senac Passo Fundo dá dicas para cuidados com a pele na quarentena

Mesmo em tempos de isolamento social cuidar da pele diariamente é essencial. Ingerir água com frequência é muito importante, pois a hidratação ajuda a ativar os produtos a serem utilizados. O primeiro passo é identificar o seu tipo de pele. A docente dos cursos de beleza do Senac Passo Fundo, Thaiane Peres Andriollo, explica como fazer. Confira:

– Para começar, você deve estar com a pele limpa. Depois, pegue um pedacinho de papel higiênico ou papel toalha, e pressione nas regiões do seu rosto, começando pela região “T” (testa, nariz e queixo), e seguindo para a área das bochechas e extremidades do rosto.

– Se nenhum pedaço do papel ficar úmido, a sua pele é normal/seca. Esse tipo de pele é mais ressecado naturalmente, o que facilita a descamação, rugas e marcas de expressão. “Você deverá investir em uma hidratação mais profunda, e evitar o uso de produtos mais abrasivos”, recomenda a professora.

– Se somente a área “T” transferir alguma oleosidade para o papel, o tipo de pele é mista. É o mais comum no Brasil e exige cuidados específicos, já que são dois tipos de pele no rosto. “Quanto mais leve for o produto, mais facilmente a pele irá absorvê-lo, equilibrando a oleosidade”, explica a especialista.

– Já se todas as áreas do rosto transferirem oleosidade para o papel, o tipo de pele é oleosa, produzindo mais sebo que deveria, ocasionando em poros dilatados, brilho excessivo, acne e cravos. Precisa de hidratação com produtos sem óleo na composição (chamados oil free), além de limpezas profundas e constantes. “Nunca exagere na quantidade de vezes que lava a pele oleosa, isso pode causar o chamado efeito rebote, que é o cérebro entendendo que há uma falta de sebo na área, e então passando a produzi-lo em dobro”, avisa a docente.

Depois de descobrir seu tipo de pele do rosto, agora é a hora de utilizar os produtos adequados para cada tipo específico. Veja as dicas:

– Para limpar a pele, o sabonete deve ser de uso facial, já que a pele do rosto possui um PH diferente da pele do corpo. A limpeza deve ser feita pela manhã e pela noite, diariamente. Se utilizar maquiagem, o uso do demaquilante também é indicado, antes da limpeza com o sabonete. E jamais durma de maquiagem, pois ela obstrui os poros, causando oleosidade, espinhas, mais linhas de expressão e rugas.

– A hidratação representa a proteção da pele. A especialista afirma que uma pele hidratada cumpre suas funções com mais saúde e eficácia, por isso é importante investir em cuidados que mantenham essa característica. “Ao contrário do que muita gente acredita, todos os tipos de pele precisam de hidratação, até mesmo as mais oleosas. A oleosidade, aliás, é algo natural da pele. Ela começa a incomodar a partir do momento que o corpo começa a produzir mais do que deveria”, afirma.

– O uso do protetor solar é essencial, até nos dias em que não há sol. Deve ser um produto específico para seu tipo de pele, e ter proteção contra os raios UVA/UVB. Os raios ultravioleta emitidos pelo sol são capazes de danificar o código genético das células, o que provoca problemas sérios, como o câncer de pele. Além disso, ele é responsável por causar manchas e pelo envelhecimento precoce.

– A esfoliação é outro ponto muito importante no cuidado com a pele. Por isso, a docente do Senac Passo Fundo trouxe algumas dicas para fazer uma esfoliação caseira em tempos de quarentena. “Esta receita é fácil, e pode ser feita uma vez por semana e com produtos que temos em casa”. Você vai precisar de um hidratante para o seu tipo de pele e quatro colheres de sopa de açúcar refinado, para que não agrida a pele. Esse tipo de procedimento deve ser evitado em peles com manchas e melasmas. Confira como fazer:

1) Adicione em um potinho uma quantidade de hidratante que seja suficiente para cobrir todo o seu rosto e 4 colheres de açúcar refinado. Misture os dois até ficar homogêneo

2) Aplique com as mãos limpas, por todo o rosto

3) Faça movimentos circulares delicados em todo o rosto, para que o açúcar consiga promover uma esfoliação em toda a pele

4) Enxágue seu rosto com água corrente, e aproveite a sensação de pele limpinha e esfoliada

<ascom@fecomercio-rs.org.br>

Compartilhe!!

Jandir Lautert

Editor Chefe Especialista em reconhecimento pessoal e empresarial, no Sul do país e Mercosul, em eventos sociais e empresariais e premiações importantes SÌMBOLO produções

error: Content is protected !!